21 de setembro de 2008

Morro da Palha

No último sábado (20/09) fizemos um pedal mais puxado para o Morro da Palha, em Campo Magro. Combinei com o pessoal de nos encontrarmos as 08:00h no Museu do Automóvel, no parque Barigui. Mas quando era 07:20h já estava na Praça Tiadentes esperando o Mildo, pois tinhamos combinado de tomar um café da manha em alguma padaria.
Saímos da praça e seguimos para uma padaria próxima, comemos um salgado e tomamos uma xícara de café com leite. Saímos da padaria e seguimos direto para o Museu do Automóvel, onde chegamos 08:05h e não tinha ninguem ainda.
Esperamos alguns minutos e logo chegou o Sartori, quando deu 08:15h o Nelson ligou avisando que estava saindo de casa só nesse horário. Acabamos saindo do parque só as 08:30h, teve mais dois que não apareceram. Sendo assim, seguimos eu, Mildo, Sartori, e o Nelson.
Saímos do parque e pegamos a rua do cemitério Parque Iguaçu, continuando depois pela Manoel Ribas até iniciarmos a Estrada do Cerne, onde pedalamos bem pouco, já que pegamos estrada de chão no final da primeira subida. A partir desse momento o pedal começou pra valer na estradinha de terra, no início várias subidas pra ir esquentando, e não demorou muito pra entrarmos na primeira trilha. Paramos pra primeira foto do dia.Saíndo dessa trilha pegamos uma descida e chegamos no canelinha. Não paramos e entramos a esquerda, sentido serrinha. Seguiamos bem, a região é boa pra pedalar, as subidas são rápidas e curtas. Com exceção de uma, onde parei pra beber água no início e acabei empurrando por um longo trecho, o Nelson me fez companhia e fomos jogando conversa fora, no fim da subida encontramos alguns cachorros já conhecidos de outros pedais, que nos acompanharam por um bom trecho até alcançarmos o resto do pessoal.
Agora já estávamos bem próximos da serrinha, mais algumas subidas, descidas e curvas até que chegamos no mirante. Subimos por uma trilha paralela a estradinha e paramos pra tirar algumas fotos.



Feito isso descemos a serrinha, no meio da descida parei pra mais um foto e o resto do pessoal se mandou, durante a descida encontramos um caminhão subindo e tomando quase toda a largura da estrada. Como eu estava parado pra foto, sem problemas.
Terminando a serrinha seguimos pra esquerda e chegamos no Bar do Paulo com 02:10h de pedal, não paramos e seguimos direto pro Morro da Palha, o piso estava seco, dava pra pedalar, mas logo no começo desisti e segui empurrando, o Nelson fez o mesmo. Já o Sartori e o Mildo foram pedalando, chegaram lá em cima bem antes que a gente. Dessa vez o morro estava movimentado, lá no topo tinha uma turma de Educação Física da Unibrasil.







Pra descer é sempre mais fácil, apesar da erosão e do cascalho solto, descemos tranquilos e seguimos diretos pro Bar do Paulo pra almoçar um delicioso churrasco. Almoçamos e nem descansamos direito pra comerçar a voltar. Na hora da saída tinhamos cogitado a possibilidade de voltar por Ouro Fino, Bateias e Campo Largo, mas começou a chover, e voltar pela BR com chuva não seria muito interessante. Com isso, voltamos pela serrinha mesmo, seria mais rápido e mais curto. Durante a subida consegui baixar 4 minutos do tempo que fiz na última vez, subi em 16 minutos. Cheguei no mirante e fiquei esperando o resto do pessoal, que chegaram logo em seguida. Ali, encontramos dois motoqueiros, trocamos algumas palavras e seguimos adiante, voltando pelo mesmo caminho até chegarmos no canelinha.


No canelinha fizemos uma parada rápida pra eu comprar um gatorade, ficamos menos de 10 minutos lá e continuamos pedalando. O trecho entre o canelinha e a saída do lixão fizemos bem rápido. Subimos pelo asfalto, foi mais rápido e menos cansativo do que se tivessemos entrado na trilha. Após a subida descemos direto até chegar no Parque Tingui, e de lá subimos pela Raposo Tavares até chegarmos na Cruz do Pilarzinho. O Sartori e o Nelson seguiram direto pro centro, e eu desci com o Mildo até a ciclovia, onde ele seguiu pra esquerda e eu pra direita. Cheguei em casa 16:15h com 82.15km percorridos. Cheguei antes do previsto, que era 17:00h.