17 de dezembro de 2007

Cicloviagem para Caiobá

Pra fechar o ano com chave de ouro fizemos uma cicloviagem como último pedal do ano. Pelo menos pra mim deve ser o último do ano.
No último fim de semana (15 e 16 de Dezembro) fomos para Caiobá - Litoral do Paraná. Nos encontramos as 06:00h na frente da casa do Rafael e saímos Eu, Rafael e o Nelson. A Angela e a Flávia foram mais tarde de ônibus. Na saída passamos por trás do Jardim Botânico e entramos na BR277 junto ao centro politécnico. Pegamos muita neblina e frio no começo, o tempo só abriu quando chegamos no pedágio. Durante o trecho de neblina o suor chegou a congelar no braço.
Paramos no SAU para tomar um café e continuamos nosso caminho. A serra estava muito bonita, sol, céu azul e temperatura agradável, o Rafael e o Nelson desceram rápido, eu fui mais devagar aproveitando o visual. Paramos novamente na lanchonete Bela Vista e fizemos um rápido lanche, terminamos a descida e seguimos até o outro SAU onde paramos novamente para tomar água e pro Rafael tirar um cochilo, ele havia pedalado durante a madrugada anterior e com isso não tinha dormido. No caminho passamos por um caminhão cegonha que pegou fogo, deu até pena de ver os carros novos destruidos, da carreta inteira apenas 1 se salvou. Continuamos e ao invés de entrarmos pela Alexandra-Matinhos, continuamos pela 277 e entramos na estrada antiga das praias, no trevo nos separamos do Nelson, ele tinha que ir para Paranaguá. Logo que começamos a pedalar novamente, um pedaço de prego furou o pneu traseiro da bicicleta do Rafael. Enquanto ele arrumava o pneu eu fui comprar 2 cocas bem geladas. A estrada antiga tem uma boa vantagem sobre a Alexandra-Matinhos, ela tem um bom acostamento e chega antes no mar. Chegamos em Praia de Leste e pegamos a ciclovia na beira da praia, seguimos até Matinhos e em seguida até Caiobá. Chegamos em Caiobá 12:30h e encontramos com a Angela e com a Flávia. Guardamos as bikes em casa, nos arrumamos bem rápido e saímos pra almoçar.
Almoçamos num restaurante próximo da praia mansa e nem esperamos a digestão, fomos direto pra areia e o Rafael pra uma sombra dormir.
A noite fomos trocar a passagem de volta da Angela e da Flávia e em seguida saímos pra jantar, queríamos ir num rodiziio de pizza, mas como não achamos nada acabamos nos contentando com um kreps na beira da praia.
Chegando em casa tomei um banho e capotei, dormi pesado até amanhecer. Tomamos café da manha sem café e pudemos assistir uma prova de ciclismo de camarote. Estava tendo triatlo na praia e a prova de ciclismo passava bem na frente de casa. Ficamos um tempo na sacada vendo o pessoal correr e esperando o Rafael Sartori chegar pra irmos embora. Ele foi pedalando de Curitiba até lá e iría voltar com a gente no mesmo dia. Que disposição! (corajoso 1).
Saímos 11:00h e pegamos a estrada com um sol bem forte, voltamos pela Alexandra-Matinhos, pra voltar ela é mais tranquila do que pra ir, mas mesmo assim é insuportável pedalar nessa estrada, é uma reta mais longa que a outra, chega a dar sono. Chegando na 277 paramos pra almoçar, tomei 2 gatorades e comi uma esfiha com um pacote de cebolitos. Passamos pelas entradas pra Morretes e começamos a subir a serra, estava fazendo muito calor, e com o quente do asfalto a temperatura parecia subir mais ainda. Durante a subida encontramos um cara que estava vindo de Paranaguá e queria subir até Curitiba pra depois voltar pela Graciosa, legal a volta, se não fosse o detalhe dele estar subindo de BMX, muito corajoso (corajoso 2). E mais pra frente teve outro que estava indo de Shangrilá e queria chegar em Curitiba, mas estava indo a pé (corajoso 3).
Passamos pelo viaduto dos padres e paramos numa bica d'água. Na verdade, paramos várias vezes pra descansar, pra beber água, pra tomar banho, ou até pra desmaiar mesmo :-)
Já no finalzinho da serra paramos no mesmo lugar que paramos na última vez pra comer pão com queijo e linguiça. Mas dessa vez tomamos uma coca apenas. Um pouco mais adiante encontramos com o Edson, que tinha ido "buscar" a gente. Paramos mais uma vez no SAU pra tomar um café e dali em diante vim pedalando no limite. Afinal, era meu aniversário e a vontade de chegar logo em casa motivou bastante impor um ritmo mais forte. Paramos a ultima vez na rodoviaria onde cada um pegou o seu caminho. Cheguei em casa 19:30h com 260km pedalados.

Números:
1° Dia: 130km entre Curitiba e Caiobá mais 10km a noite pra ir trocar as passagens. Cheguei em Caiobá com média de 27.2km/h. Saímos de Curitiba 06:00h e chegamos 12:30h.
2° Dia: 120km entre Caiobá e Curitiba. Cheguei em Curitiba com média de 23.8km/h. Saímos de Caiobá 11:00h e chegamos 19:30h.
No total foram 260km em +-11:00h de pedal.

As fotos são do Rafael, para ver clique aqui.

Leandro

2 comentários:

Renato disse...

Quer dizer que faz aniversário e nem convida a gente para um café com bolo?
Então, tá. Feliz Aniversário, muitos quilômetros de vida e, claro, muita saúde para pedalar por aí.

Renato

Leandro Tagliari disse...

hehe não teve festa...
Obrigado!
:-D

Teh

Leandro