1 de janeiro de 2008

Alvorada de Itaipu - Santa Terezinha de Itaipu

Nesse final de ano fui com a Angela para Foz do Iguaçu para passar o Natal com sua familia. Levei a bike e no dia 23/12 fui com o Felipe (meu cunhado) para a prainha de Santa Terezinha de Itaipu, município próximo a Foz.
Devido ao forte sol decidimos sair cedo, pegamos a estrada 06:15h e seguimos pela BR277 por aproximadamente 15km, como ainda era cedo estava bem agradável pedalar, não fazia calor e o movimento na BR era pouco. Resolvemos tentar um atalho por estrada de terra, entramos em alguns caminhos pra ver se se era o certo e acabamos tendo que voltar algumas vezes, mas acabamos achando a estrada certa e passamos por um caminho que cortava uma grande plantação de não sei o que. Bom, de qualquer maneira era uma grande plantação :-)
Saindo da estradinha de terra pegamos a estrada asfaltada que leva até a praia. Na verdade é uma praia artificial, afinal, estávamos a pelo menos 700km do mar. A prainha foi construída graças ao lago da usina de Itaipu.

Terminal Turístico Alvorada de Itaipu
Com o represamento do rio Paraná para o funcionamento da Hidrelétrica de Itaipu, surgiu um enorme lago que pôde ser transformado em praia e terminal turístico. Inaugurado em 1987 e ocupando uma área de 284.000 m2, sendo seu nome uma homenagem a antiga Vila Alvorada submersa pelas águas.
Possui toda infra-estrutura necessária ao esporte e ao lazer: cancha de bocha, campos de futebol, vestiários, guarita para salva-vidas, pista de motocross, bosques, área para camping, churrasqueiras individuais e coletivas, praia artificial com 350m de extensão, estacionamento e amplo espaço para a prática de esportes náuticos.
Conta também com restaurante, rampa e atracadouro para barcos de pequeno e médio porte e um mirante com 20m de altura, cujo acesso é feito por escada espiral.
Localiza-se a 14km da sede do município, com acesso asfaltado pela Rodovia Natalino Spada.

Já havia ido outras vezes pra lá, é muito bom, principalmente pra aliviar o calor. Mas dessa vez não deu muito certo, chegamos lá e o lago estava com o nível bem baixo, até poderiamos entrar na água, mas dai teríamos que ficar pisando no chão lamacento. Com a água em nível normal, é possível banhar-se porque foi construido um chão de concreto e junto a isso tem areia, dai fica mais confortável de se pisar, é como uma praia mesmo, com isso nosso banho de lago acabou não acontecendo. Como não tinha nada para fazer lá resolvemos voltar pra Foz, pra ajudar meu pneu traseiro estava furado, remendei na beira da praia enquanto conversamos com um salva-vidas, demos uma volta pelo camping e pegamos a estrada de volta, agora com o sol bem mais forte. Entramos pelo atalho e saímos novamente na 277 por onde seguimos até Foz novamente. Na volta o Felipe se perdeu no acostamento e acabou caindo, nada de grave.
Chegamos em Foz perto das 11:00h com 60km rodados e média de 23km/h.

Leandro

Nenhum comentário: