16 de novembro de 2007

Estrada do Rio Vermelho

Dessa vez fizemos um passeio com carro de apoio. Nos encontramos as 07:30h aqui em casa e saímos de carro eu, Jonatan, Fernando, e Wagner. Seguimos até adiante de Tijucas do Sul e iniciamos o pedal na mesma estradinha de terra do passeio da Dona Francisca. Foram 18km de subidas e descidas fortes até chegarmos em Bateias de Baixo. Em algumas descidas a bicicleta passava dos 60km/h. Muito legal.
Chegando em Bateias de Baixo paramos pra regular o câmbio dianteiro da bicicleta do Fernando que estava deixando a corrente cair toda hora. Feito iso seguimos de carro até Campo Alegre, o caminho que liga Bateias de Baixo até Campo Alegre é todo asfaltado e sobe a maior parte do tempo, por isso decidimos ir de carro. Chegamos em Campo Alegre e como era cedo decidimos dar uma pequena volta pra conhecer a cidade. Gostei muito do lugar, muito diferente de Curitiba, as casas com belos jardins, a cidade calma, habitantes tranquilos, enfim, paz por todo lado. Almoçamos embaixo de uma árvore na saída da cidade. Depois do almoço bateu uma preguiça mas continuamos mesmo assim e seguimos pra Jaraguá do Sul, a Estrada do Rio Vermelho no início sobe bastante, passa por vales muito bonitos, e por fim, desce a serra. Quando começamos a ficar mais próximos da descida a estradinha ficou bem estreita e cheia de curvas. O visual do lugar é fantástico. Descemos bem rápido, fizemos uma fila indiana e seguimos curva após curva, a velocidade sempre acima dos 40km/h, em uma curva peguei uma valeta de frente e quase cai, cheguei a desclipar o pé do pedal, mas não sei como consegui retomar o controle e segui embora. Que susto! Continuamos descendo, cada vez mais rápido, a descida acentuada e as curvas bem fechadas deram um gás a mais, soltávamos tudo na reta e deixavamos pra freiar só em cima da curva freiando apenas o suficiente pra bicicleta continuar na curva. Até que em uma curva pra esquerda, a quase 50km/h demos de cara com uma picape subindo pela contramão, só deu tempo de gritar "CARROOOOOOO" e jogar pra fora da estrada, ainda não sei como consegui parar, a poucos centimetros de uma valeta, mas consegui. Apesar do susto foi divertido, pensamos em seguir mais devagar, mas foi só recomeçar as curvas que soltamos novamente, alguns metros mais a frente outro susto, dessa vez demos de frente com algumas motos, subindo pela contramão (pra variar) mas dessa vez conseguimos desviar tranquilo. A descida terminou e começou o calçamento. Pedalamos mais um tempo e paramos. Começamos a guardar as bicicletas e a nos trocar quando apareceu uma menina que devia ter uns 7 ou 8 anos no máximo e queria porque queria um autógrafo do Wagner (?) achamos bem engraçado.
Tudo pronto, pegamos a estrada de volta pra Curitiba. Paramos no Posto Rudnick para fazer um lanche e subimos a serra.
Cheguei em casa 18:30h com 55km pedalados, e nem um pouco cansado. Fizemos em 2:55h de pedal.
Foi curtinho, mas valeu muito a pena. A região é show e merece ser visitada novamente com certeza.

Leandro

4 comentários:

Beto Janeczko disse...

Fala!!!
Pô, deve ter sido bem massa este pedal, não conheço aquelas bandas ainda, mas em breve poderei voltar a pedalar, e marcamos alguma por aí, numa destas até aquele pedal pra Morretes novamente.
[ ]'s Beto... té +.

Leandro Tagliari disse...

Com certeza. Quando quiser marcamos :-D

Teh

Leandro

Anônimo disse...

muito boas as fotos... obrigado pela cia., pelo apoio e por compartilhar as imagens belíssimas da SANTA E BELA CATARINA...

até a próxima,

JOPS

RedTuxer disse...

Boas fotos e belas paisagens! Pena não poder ir aí dar umas pedaladas com voces!

Um abraço

RedTuxer