27 de março de 2011

Curitiba - Wittmarsum - Ponta Grossa

Fizemos um pedal nesse sábado até Ponta Grossa, passando em Wittmarsum pra almoçar. Saí de casa 06:10h com o dia clareando ainda.
Encontrei com o Daniel na Havan Barigui e começamos o pedal 06:30h, horário combinado.
Fizemos poucas paradas no caminho e chegamos no pedágio de São Luiz do Purunã 08:40h. Paramos pra tomar um café e esperar o Jopz e o Beto, que chegaram 09:00h. Horário combinado também.
Passamos por dentro de São Luiz do Purunã e seguimos pro Recanto dos Papagaios, onde paramos pra algumas fotos e pegamos a trilha das vacas, seguindo o rio dos papagaios.
Dessa vez atravessamos o rio logo no início, e do outro lado seguimos por trilhas melhores e pedaláveis quase 100%.
Paradinha rápida nas cachoeiras do Rio Lageado, depois disso literalmente fizemos uma trilha, já que por onde fomos não tinha nada além de mato alto, barro, e subida. Saímos na 277 novamente.
O objetivo maior do pedal era conhecer a Cachoeira do Panelão, que terá acesso somente para sócios a partir de abril. Bom, com o preço que estão cobrando para entrada, não vi muita diferença entre ser sócio ou não. De toda forma, eu e o Daniel fomos embora torrar dinheiro em coisas mais úteis ao nosso pedal.
Seguimos então para Wittmarsum, paramos pra almoçar na Confeitaria Kliewer. Muito boa por sinal.
Ficamos quase uma hora parados, voltamos ao pedal com destino a Ponta Grossa. Já saindo da colônia resolvemos arriscar um atalho por estrada de terra e deu bem certo. Chegamos na 376 já no segundo pedágio. No atalho chegamos em um portão com cadeado, fizemos um desvio por dentro de um rio (onde aproveitei pra lavar minhas meias e a sapatilha) e seguimos no pedal.
Do pedágio até Ponta Grossa pegamos vento contra o tempo todo, em alguns trechos o vento estava bem forte. Os últimos 50km foram a 26~30km/h nas descidas, 15~17km/h no plano e 10~13km/h nas subidas.
Fizemos uma parada no posto panorâmico pra comprar gatorade e reabastecer de água, e outra parada no portal de entrada de Ponta Grossa pra tomar uma coca e comer um Ruffles.
Mais algumas subidas e um pedal urbano e chegamos na rodoviária finalmente.
Números do pedal:
- Início: 06:10h
- Término: 17:10h em Ponta Grossa e 20:05h em Curitiba.
- Tempo pedalando: 07:16h
- Distância: 131,7km
- Média: 18,2km/h
- Máxima: 56,5km/h
- Altimetria acumulada: 1.680m
- Custos (alimentação + transporte de volta): R$70,00

4 comentários:

JOPZ_B1B disse...

OPAZ, estavam com vontade de pedalar pois a puxada foi forte... valeuz a cia. no trechinho dos papagaios, kurti a trilha. Panelão é muito show, amanhã coloco as fotos no ar. E Witmarsun a gente acabou abortando pra não trasar o churras que o Beto ia, mas o plano era ir naquela confeitaria Kliever mesmo (quando passei lá com a Rubi quase paramos). Ontem a gente cortou o almoço e foi bom para o pedal desengorda do JOPZ, pelo menos 1kg de bacon queimado.

valeuz, intepz,

JOPZ

Unknown disse...

Bacana, parece que todos que vão para PG pegam esse vento contra.

biciclenauta disse...

Pedal puxadão, hein? Bem legal as fotos. Valeu.
Abçs

Unknown disse...

muito bom passeio,belas chapas,Ponta grossa é logo ali,da para ir ate de bike,grande kilometragem. abraççosssss