3 de junho de 2010

Morro do Araçatuba

A convite do Jonatan fomos no feriado dessa quinta até o Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul. O ponto de saída foi no Habibs da Av. das Torres, onde o pessoal se reuniu, ao todo éramos 10 pessoas em 3 carros.
A trilha é tranquila, mas logo no começo a Angela cansou, teve uma queda de pressão e resolveu desistir, com isso sai atrás do pessoal que estava mais adiante pra avisar que estávamos voltando e em seguida voltei até onde ela estava, mas decidimos continuar num ritmo mais calmo e ver até onde iríamos, fizemos um lanche e ela melhorou. Estávamos com a idéia de ir até algum lugar protegido do vento e ficar por lá, almoçar e esperar até o pessoal voltar. Caminhamos um bom trecho procurando algum lugar e nada, passamos por algumas bifurcações na trilha, e meio que na dúvida seguimos adiante. Até que ouvimos vozes distantes, fomos ver e era o restante do grupo que tinha pego o caminho errado e voltava pra trilha principal, por sorte conseguimos alcançar eles, desse ponto em diante fomos juntos até o cume. Se não tivessemos encontrado com o resto do grupo já começaríamos a voltar, tava frio, chovendo, pouca visibilidade, e não queria me perder nessas condições.
Chegamos no cume em meio a muita chuva, vento, nuvens, e muito frio. Paramos alguns minutos pra fazer um lanche rápido escondidos atrás de umas pedras e logo iniciamos a descida. Pra mim foi o pior trecho, a cada passo levava dois escorregões. Com isso, acabamos ficando pra trás novamente, caí e escorreguei muitas vezes e perdi toda confiança, não achava lugar firme pra pisar. Com isso acabamos ficando pra trás novamente. Encontramos o pessoal mais adiante e chegamos juntos na fazenda onde estavam os carros.
Na volta pra Curitiba ainda enfrentamos um longo congestionamento na serra. Chegamos no Habibs 18:00h, dentro do horário planejado pelo Jops. Me parece que subimos em 02:10h e descemos em 01:50h, não tenho certeza.
Apesar da chuva, do frio, dos tombos e das mãos quase congeladas foi uma boa e diferente caminhada, temos que voltar lá com o tempo bom, o visual deve ser muito bom. Durante a subida passamos por dois arco-iris, mas as fotos não ficaram boas, a máquina estava ensopada. Seguem as poucas fotos que se salvaram. Agradecimentos ao Jonatan pelo convite e ao restante do grupo pela paciência em nos esperar :-)

2 comentários:

Luiz disse...

Montanha com chuva realmente não combina! Mas certamente é um bom exercício para as pernas e para a cabeça!

Leandro Tagliari disse...

Não só para as pernas, mas também pras mãos, braços e bunda. Dá-lhe escorregão :-)