21 de dezembro de 2009

Faxina com a patroa

Durante a semana o Sérgio me convidou pra fazer um pedal com as patroas, o roteiro escolhido foi a Estrada da Faxina, em São Luiz do Purunã - Balsa Nova. O Fábio também participou do pedal, eu e o Sergio já conheciamos a estrada, e como iriamos fazer ela no sentido que desce, foi uma boa escolha pras patroas.
Começamos a pedalar 09:40h a partir da Itambé, onde deixamos os carros. Começamos a subir a serra, ritmo bem tranquilo pra não forçar e economizar as pernas, paramos algumas vezes pra fotos e uma parada mais longa no pedágio pra tomar um café.
Saindo do pedágio fizemos a próxima parada no portal de São Luiz, onde aproveitamos o restaurante pra comprar um lanche pra mais adiante.
O início da estrada desce bastante, seguimos até a Toca da Onça, onde enfrentamos uma longa e puxada subida, e depois uma boa descida, onde o Fábio apertou o "Eject" da bike e chegou ao fim da descida antes que a propria bike. Chegando na toca descobrimos que depois de Onça, agora é Toca das Vacas, isso explicou o "campo minado" por onde passamos pouco antes de chegar ali. Paramos pra algumas fotos e aproveitei pra fazer um lanchinho rápido com o que haviamos comprado no restaurante. Na saída ainda fui com o Sergio seguir um trilha que beira o rio pra ver se ela não virava um atalho até a Faxina, evitando assim atravessar o morro por onde viemos. Atrilha acabou numa cerca de arame farpado, pra continuar teriamos que ir empurrando as bikes pelo rio, com isso o jeito foi enfrentar a subida e descida do morro até voltarmos pra Faxina.
O visual da região é muito bonito, pra onde se olha tem uma bela paisagem. A partir desse ponto o relevo se tornou mais acentuado, após cada descida vinha uma subida forte, muitas delas não me lembrava mais, e com o sol forte a situação ficava pior. Mas por fim chegamos a estrada de concreto após um furo no pneu traseiro na bike do Sérgio.
Chegando no concreto fomos direto ao botequinho que tem logo na entrada da Faxina, não tinha água gelada, mas em compensação compramos um coca congelada, paçocas e comemos uns salgadinhos que a Beth tinha. Essa parada pro lanche deu uma animada no pessoal, agora faltavam apenas poucos quilometros na estrada de concreto. Trechinho bem chato esse, a subida não é forte mas é longa, e com sol a situação piora um pouco, mas fomos sem pressa e logo chegamos no estacionamento da Itambé. Terminamos o pedal pouco após as 16h, na sequência fomos comer salada de frutas na saída de Campo Largo.
O total fechou em 37km, com muitas subidas fortes no final. O melhor de tudo foi ver a patroa vencendo uma a uma no pedal, empurrou apenas na subida pra Toca :-)

Nenhum comentário: