27 de setembro de 2009

Ponte dos Arcos

Sábado 26/09 fizemos um pedal até a Ponte dos Arcos, saímos da Havan Barigui perto das 08:00h em 7 ciclistas, Leandro, Fabricio, Rafael, Mildo, Eduardo, Lulis e o Thiago. Seguimos pela 277 sentido Ponta Grossa, uma parada em Campo Largo pro café da manhã e na sequência subimos a serra de São Luiz do Purunã, encontrando com o Luiz no pedágio.
Logo adiante furou meu pneu traseiro, paramos no portal de Sao Luiz, e enquanto o pessoal aproveitava pra tirar algumas fotos fiz o remendo e já seguimos em direção ao Recanto dos Papagaios, passando por dentro de São Luiz do Purunã, chegando no recanto paramos pra mais algumas fotos. Pra sair do recanto o Du nos guiou por uma trilha muito boa, que segue margeando o Rio dos Papagaios, o duro mesmo foi pra sair dela e chegar na BR, tivemos que subir morro carregando a bike.
Seguimos pela 277 até um pouco adiante da saída pra Colônia Witmarsum, onde pegamos uma estradinha de terra a esquerda, mas pra isso tivemos que pular uma porteira. A região é muito bonita, pra onde olha só se vê belas paisagens. A estradinha estava um pouco "fofa" devido a chuva dos últimos dias, deixando o pedal um pouco mais pesado, no início foi tranquilo, mas depois isso começou a ser um problema pra mim.
Após algumas porteiras e ter que pedalar nos trilhos do trem, finalmente chegamos na ponte. O pessoal queria esperar passar um trem antes pra só depois atravessar ela, esperamos vários minutos e nada, então resolvi atravessar, após chegar ao outro lado olhei pra trás e vi que o pessoal estava bem espalhado pela ponte, e não demorou muito pro trem apitar. Foi uma correria danada, 4 conseguiram sair da ponte, no entanto os 3 do O2 tiveram que recorrer aos refúgios, e pra ajudar mais ainda, após o trem passar, ele parou e três vagões ficaram sobre a ponte, prendendo os 3 na ponte, já que não tinha como passar pelo estreito espaço carregando as bicicletas.
Após sair da ponte começamos a subir em direção ao sitio pro almoço, mas ao chegarmos na entrada vimos a porteira fechada com uma placa dizendo que teriamos que voltar até a ponte. O Du então indicou uma pousada próxima onde serviriam nosso almoço, a pousada Cristal do Horizonte, local muito bonito e confortável, almoçamos Macarrão, Arroz, Feijão, Linguiça e salada. O melhor de tudo o preço, R$5,00 por pessoa, saí de lá entupido de comida.
A partir desse momento comecei a cansar pra valer, as pernas pesaram e o pedal não rendia, foi assim até chegar no pedágio novamente. No caminho passamos ainda pelo Rio das Mortes, onde construiram uma ponte e acabaram com a diversão de atravessar o rio pedalando, pela Fazenda Thália, e finalmente chegamos no pedágio, onde o pessoal aguardava pacientemente.
Como o Luiz estava de carro e podia dar carona pra uma pessoa, fui o indicado devido ao cansaço, mas antes fomos até o Cristo do Purunã, dali o pessoal desceu a serra sentido Curitiba e eu e o Luiz voltamos até o posto do pedágio pra pegar o carro. Essa carona salvou o dia, já era quase 18:00h e teria ainda mais de 40km com várias subidas pelo caminho, se tivesse que voltar pedalando chegaria muito tarde em casa.
O total do passeio fechou em 116km pra mim, pedal muito bom de fazer, a não ser que você esteja cansado :-)
Mais fotos:
Luiz, Mildo, Fabricio, Rafael, e O2.


Nenhum comentário: