13 de junho de 2009

Gruta do Bacaetava

Aproveitando o feriado de 11/06 fizemos um pedal pra região de Almirante Tamandaré e Colombo. O objetivo do pedal era conhecer a cachoeira do Bacaetava, mas no fim das contas acabamos indo visitar a Gruta do Bacaetava. Gruta descoberta ha 106 anos formada por duas galerias, com uma extensão de 250 m. Dentro dela parte o Rio Bacetava, palavra indígena que significa "casa de pedra".
O passeio foi guiado pelo pessoal do O2, saímos 08:00h do Mercadorama do Parque São Lourenço e seguimos pela ciclovia da Anita Garibaldi até chegar no bairro Cachoeira, já em Almirante. Ali já pegamos o primeiro trecho com lama, era só o começo da sujeira, como choveu a noite passada, as estradinhas estavam bem lamacentas.
Passamos por baixo do contorno e logo entramos na Trilha do Cachorro Louco, fazia pelo menos 6 anos que não passava lá. Saindo da trilha seguimos por estradinhas até chegarmos no centro de Colombo indo direto pra outras estradinhas, com bastante lama também. Passamos pela bifurcação que levaria até a cachoeira mas não seguimos em sua direção. Continuamos no mesmo caminho e chegamos na Rodovia da Uva, por onde seguimos até chegar na Gruta.
Durante a visita um funcionário da prefeitura nos acompanhou e nos emprestou algumas lanternas. A gruta é bonita e bem interessante, vale a visita.
A volta foi inteira pela Rodovia da Uva, fizemos uma parada no centro de Colombo pra lanchar e seguimos adiante, o pessoal tinha compromisso com almoço, exceto eu e o Rafael, que decidimos procurar alguma churrascaria pra comer, durante a volta não encontramos nada interessante, no fim das contas paramos numa costelaria no Bacacheri, onde chamamos bastante atenção devido a sujeira.
Chegando perto de casa paramos na TagBike pra bater uma água nas bikes e terminamos o pedal. Pra mim fechou 79.8km com média de 17.6km/h. Segue mapa do roteiro e o estado da bike ainda em Colombo.

Nenhum comentário: