22 de março de 2009

Caminho Trentino - Morro do Canal

O plano original do pedal do último sábado (21/03) era conhecer os reservatórios Carvalho e Carvalinho, em Piraquara. A metade do grupo se encontrou no Estação as 05:30h, de onde seguimos até o posto da 277 pra encontrar o restante do grupo: o pessoal do O2.
Na 277 pegamos muita neblina, na maior parte do tempo seguimos juntos, mas já perto do contorno o Mildo disparou na frente, eu tentei acompanhar mas não deu muito certo, fiquei pra trás. Reunimos todo o pessoal na parada pro café, próximo ao pedágio. Ali encontramos mais 3 ciclistas, que nos acompanharam um bom trecho.
Logo que saímos do asfalto percebi que meu pneu traseiro estava furado e esvaziando lentamente, mas não parei pra trocar, segui com ele desse jeito. Na bifurcação entre o Morro do Canal e o retorno pra Barragem do Cayuguava o pessoal que encontramos no pedágio seguiu por outro caminho, em direção a barragem.
Nós seguimos em direção ao reservatório do Carvalho, mas tivemos que parar na bifurcação que leva até a Aldeia Indigena Araça para que eu pudesse consertar o furo do pneu. Ficamos ali uns 20 minutos, nesse pouco tempo os mosquitos fizeram a festa.
Logo que voltamos a pedalar encontramos um portão fechado e uma vigia que não deixou passarmos, deveriamos ter pego uma autorização no IAP pra poder visitar os reservatórios. Tivemos que voltar desse ponto.
Seguimos então direto pro Morro do Canal, no meio do caminho a bike do Luiz teve problemas, com isso o restante do O2 retornou para Curitiba, e em seguida o Eduardo voltaria de carro para resgatar o irmão. Enquanto isso nos arrumamos e iniciamos a subida, pegamos tempo fechado, mas ao chegar no topo conseguimos ter uma vista boa de Curitiba e região. Subimos em 01:05h e descemos em 37 minutos. Aproveitamos e almoçamos na lanchonete do sitio.
Quando estávamos pra sair o Eduardo chegou com o carro pra resgatar o Luis, eles foram embora e nós voltamos a pedalar, as estradinhas da região estão boas, dá pra manter uma média boa em muitos trechos. Pra voltar passamos pela Colônia Santa Maria, e mais adiante seguimos por um trecho novo, que nos levou até a 277 bem próximo ao Contorno.
Paramos uns minutos numa sombra pra descansar e logo voltamos a pedalar. No trecho final da 277 pegamos um vento contra que atrapalhou um pouco.
O total fechou 89.10km com média de 22.3km/h. Segue a altimetria do roteiro:

Nenhum comentário: