15 de janeiro de 2008

Barra Velha - Balneário Camboriu

No último sábado (12/01) fizemos um passeio pelo litoral norte de Santa Catarina. Fomos eu e o Daniel, pegamos um ônibus na rodoviária de Curitiba com destino a Piçarras, na saída pegamos tempo nublado com grandes possibilidades de chuva e um pouco de frio, mas nada disso tirou nossa vontade de pedalar. O ônibus fez uma parada em Joinville onde o Daniel desceu pra comprar algo pra comer e em seguida parou em Barra Velha. Nossas passagens eram até Piçarras, mas como paramos em Barra Velha, decidimos descer e pedalar a partir dali. Começamos a pedalar perto das 10:30h com o tempo bem nublado ainda, mas pelo menos estava quente.
Saímos da rodoviária e seguimos direto para a beira da praia, o local estava bem movimentado e animado. Paramos para algumas fotos e seguimos pedalando pela rua em frente a praia. Não demorou muito e a rua acabou e tivemos que sair da praia, andamos por mais um trecho em outra avenida e voltamos pra praia, ainda não tinha rua, mas encontramos uma trilha muito legal, um single track por um morro beirando o mar, pena que era curtinho. A trilhazinha acabou em uma espécie de praia particular, tivemos que caminhar pela areia carregando a bike nas costas por alguns metros até acharmos uma rua para que pudessemos continuar.
Andamos por um bom trecho na Av. Marginal a BR-101, que estava muito movimentada. Seguimos pela marginal até chegarmos em Piçarras, chegamos com uma chuva forte, mas que passou logo. Piçarras tambem estava muito movimentada, seguimos pelo calçadão da praia e seguimos em direção a Penha, passamos pelo Beto Carrero onde paramos pra algumas fotos, e logo que saíamos do parque pegamos outra chuva, a mais forte de todo passeio, como não tinha onde nos esconder seguimos embaixo de chuva mesmo, por sorte não demorou e acabou logo. Entramos em Navegantes e seguimos pela praia, enfrentamos 6km de vento contra, estava muito pesado e gastamos muita energia ali, pedalávamos com força e não passávamos de 10km/h. Logo o centro de Navegantes chegou e pudemos sair do vento, um alívio. Seguimos para a balsa que faz a travessia para Itajai e vimos um transatlântico, muito bonito e grande. Tivemos sorte, pois foi chegar e pegar a balsa. Em menos de 5 minutos estávamos em Itajai. Demos uma volta pelo centro, passamos pelo Mercado Municipal e logo pegamos a Av. Beira Rio (na verdade é mar, e não sei o nome da rua) onde paramos pra almoçar num restaurante.
Fomos almoçar no restaurante "q-saco", a comida era muito saborosa, e com a fome que estávamos acabou rapido. O único problema do restaurante é o atendimento, demoraram muito pra nos atender e os garçons trabalham com muita má vontade, o nome "q-saco" faz todo sentido, foi um saco mesmo. Logo após o almoço saímos e caminhamos um pouco pelo calçadão para baixar um pouco a comida, estava tendo um campeonato de freestyle ali perto mas não paramos pra ver, o local estava cheio dos "manos" e ficaram tudo de olho grande pra cima de nossas humildes bicicletas. Saímos de Itajaí e fomos pra praia de Cabeçudas, local bem tranquilo e bonito, erramos a rua de saída e nos perdemos, demos uma volta maior e fomos pra Camboriu. Há pelo menos 3 anos não ia pra Camboriu, mas foi só chegar lá e ver que continua a mesma coisa, trânsito caótico, alguns babacas pelo caminho e assim foi. Andamos por tudo que é canto, chegamos as 16:00h e quando deu 18:20h já tinhamos visto tudo. Bicicleta é uma maravilha, se fossemos percorrer de carro tudo o que pedalamos iriamos levar pelo menos 4 vezes mais de tempo. Nossas passagens de volta eram pras 20:40h, fomos na rodoviária tentar antecipar mas não deu, acabamos indo pra uma panificadora na quarta avenida pra lanchar e enrolar até dar o horario de viajar, comi alguns sonhos e compramos pão de queijo pra viagem.
Nosso ônibus atrasou pra chegar e quando chegou demorou pra sair, ainda paramos em Itajaí e em Joinville, o calor dentro do ônibus estava terrível, tinha ar condicionado, mas quando parava nas cidades, o motorista desligava o motor e demorava pra sair, logo, aquilo virava uma sauna. Chegamos na rodoviária de Curitiba 0:30h e em casa 0:45h.
No total fizemos 90km por praias, trilhas, estradas e trânsito. Mais um pedal que entra pra lista dos mais bonitos até hoje.