11 de outubro de 2007

Desafio Intermodal

Vi a notícia aqui. Ontem estava passando pelo local e ví o pessoal reunído.
---
O movimento Bicicletada de Curitiba realizou nesta quarta-feira (10) o primeiro desafio intermodal da cidade. Para isso, a idéia foi comparar o tempo gasto em um percurso de seis quilômetros caminhando, utilizando bicicletas, carros, motos e transporte público. O resultado foi impressionante: Os ciclistas fizeram o trajeto em 17 minutos, o motociclista em 26 minutos, o pedestre em 41 minutos, o transporte público em 44 minutos e o motorista em 60 minutos.

A intenção é mostrar, de maneira independente, a necessidade da adoção de uma política pró-mobilidade limpa e igualitária. “A bicicleta surge como um meio de transporte eficiente e não poluente. O que pedimos é planejamento e a criação de ciclofaixas, que oferece segurança para o ciclista”, defende o ativista Jorge Brand, que também participa da Bicicletada.

Os participantes saíram da Rua Augusto Stresser, passaram pela Câmara Municipal e chegaram ao ponto de encontro, na prefeitura. Lá, se reuniram com o secretário municipal do Governo, Rui Hara, onde mostraram os ideais do movimento e fizeram reivindicações.

A implantação de ciclofaixas, bicicletários e campanhas de educação no trânsito foram os pedidos dos participantes. Eles reivindicaram, também, a homologação oficial da primeira ciclofaixa de Curitiba, na Augusto Stresser. A faixa foi pintada no Dia Mundial Sem Carro, em um ato cívico por mais de 100 membros da Bicicletada, moradores e comerciantes do bairro.“Quando pintávamos a faixa, chegaram policiais da Guarda Municipal e apontaram armas para nós. Foram muito violentos com um movimento que é pacífico”, conta Brand.

Na próxima segunda-feira (15), haverá uma reunião entre os representantes da bicicletada e o prefeito Beto Richa, onde será discutida a questão da mobilidade e de como melhorar as condições de tráfego para os ciclistas.

---

Mais informações em: http://www.bicicletadacuritiba.org

Leandro

Nenhum comentário: