6 de setembro de 2009

Ouro Fino - Bar do Paulo

O planejado para esse domingo (06/09) era um pedal até a Ponte dos Arcos, mas como amanheceu com um tempo bem feio e na hora da saída começou a chover, resolvemos mudar o caminho. Saímos 07:00h da Havan Barigui em dois, eu e o Du do O2.
Seguimos pela 277 até Campo Largo pra tomar cafe da manha no mesmo local do ultimo pedal, bem em frente a Igreja da Rondinha, mas chegando lá estava fechado. Continuamos pela estrada de Bateias por um trecho e pegamos uma estradinha de terra paralela ao asfalto. Nesse ponto pegamos um vento contra muito forte,foi um trecho bem pesado. Saímos no Cerne e seguimos por ele até a estrada pra Ouro Fino, onde fizemos uma parada rápida pra uma bolacha e um pouco de suco.
Logo adiante chegamos na entrada da Ouro Fino, onde paramos pra mais algumas fotos e na sequência fomos pro Bar do Paulo.
Chegamos ali antes das 10:00h, fizemos um lanche e como estava muito cedo pro almoço resolvemos seguir adiante. Na saída pegamos uma estradinha que passa por trás do bar e que tem uma vista muito boa pro Morro da Palha, subimos um longo trecho e acabamos pegando a Estrada da Serrinha pra voltar.
A subida da serrinha estava bem complicada, muita lama. Como estou usando pneu semi-slick tive problemas em alguns trechos, a bike não tracionava. O Du também sofreu um bocado com isso.
Além de não tracionar na lama, agora tinha barro acumulado nas rodas, barro que por várias vezes chegava a travar as rodas, tivemos que parar várias vezes pra retirar um pouco desse barro pra poder seguir adiante. Ao fim de uma dessas paradas minha bike sofreu um pequeno dano, gancheira quebrada! A solução foi retirar o que sobrou do câmbio traseiro e da gancheira, encurtar a corrente, e tentar seguir com uma marcha apenas.
Se fosse tão fácil assim logo estariamos chegando no canelinha pra almoçar, mas não foi bem assim. Nunca vi tanto barro travando as bikes como nesse pedal, a cada dois metros tinhamos que parar pra limpar tudo. Da metade da serrinha até o canelinha foiam mais de duas horas empurrando, arrastando, e limpando as bikes. Até carros 4x4 estavam tendo problemas em passar pela estrada.
Chegando no canelinha (Cantina da Nona) finalmente pudemos almoçar, costela, com pão e farofa. Depois do almoço fomos dar um trato nas bikes pra poder voltar pra casa.
Esse foi o pior trecho do dia, com apenas uma marcha, minha bike não rendia, e toda hora tinha que parar e colocar a corrente na posição correta. Tentamos várias gambiarras mas nenhuma resolveu. O segredo foi ter paciência, e desse jeito chegamos no barigui quando era 17:20h.
Do Barigui até o centro a situação piorou, toda hora tinha que parar pra arrumar a corrente, isso incluia tirar a roda fora da bike. Acredito que em todo pedal paramos pelo menos umas trinta vezes pra arrumar isso, mas depois de vários trechos a pé, sendo rebocado pelo Du em bons trechos consegui chegar em casa, empurrando a bike a pé, mas cheguei sem precisar de resgate. Ao todo o pedal fechou 95km, vários desses empurrando e desatolando as bikes.
Agora é só correr atrás do prejuizo, pastilhas de freio, pedais, cassete, corrente, gancheira e câmbio traseiro. Segue mapa do roteiro.

Nenhum comentário: