16 de agosto de 2009

Opendal O2: Chaminé do Cayuguava - Roça Nova

Nesse sábado 15/08 fui participar do Opendal, guiado pelo pessoal do O2 Expedição. Houve dois pontos de saída, 07:30h em frente a TagBike e 08:00h no Terminal do Capão da Imbuia.
Estávamos em 21 ciclistas, seguimos por dentro de Pinhais até pegar estrada de terra, fizemos a primeira parada logo apos atravesar o Contorno Leste.
Seguimos pelo caminho Trentino, região muito boa pra pedalar, subidas curtas e rápidas, dá pra manter uma média boa. No caminho encontramos um chevette abandonado que acabou rendendo algumas fotos com o pessoal. Mais adiante acabamos encontrando uma porteira travando o caminho planejado, com isso tivemos que seguir até a Colônia Santa Maria pra depois seguir até a represa. Sem problemas, o visual da região compensa qualquer desvio.
Depois de várias subidas e de uma trilha bem lisa e escorregadia finalmente chegamos na beira da água, onde fizemos uma parada pro lanche. Logo após o lanche entramos pelas trilhas da região, alguns trechos sem condições de pedalar, mas em compensação, onde conseguiamos pedalar, valia a pena todo os esforço dos trechos onde tinhamos que empurrar as bikes. Muito boa a trilha, vários trechos descendo em single track em meio a floresta, um espetáculo!
Ao sairmos da trilha seguimos por estradinhas até chegar na Ferrovia Curitiba-Paranaguá, onde visitamos uma pedreira antiga, caminho cheio de espinhos e o túnel desativado de Roça Nova, segui até a metade do túnel e voltei, muito escuro e a sensação lá dentro não é muito agradável.
Saíndo do túnel seguimos direto pra cidade, pegamos um bom trecho de descida, depois da trilha foi um dos melhores trechos. Chegando em Curitiba o pessoal foi pra um costelão, eu acabei não indo por causa do horário, o Jonatan pelo mesmo motivo também voltou antes, fomos juntos. Cheguei em casa quando já passavam das 15:00h. A km ficou em aproximadamente 85km, não sei ao certo porque estou sem ciclocomputador na bike.
Um excelente pedal num ótimo dia de sol, a região merece ser visitada novamente com certeza.

Um comentário:

JOPZ_B1B disse...

Essa semana recebi um vídeo no whatsapp mostrando que o tunel virou adega, virou café, virou restaurante... não achei minhas fotos do pedal, mas sabia que aqui encontro a historia do cicloturismo paranaense... valeuz... abrax... JOPZ RAEL