7 de dezembro de 2008

Canyon Amola Faca

Sábado 06/12 fomos para a região de Balsa Nova. Combinamos 07:00h no estacionamento da Havan Barigui. Quando cheguei já encontrei o Gert e o Jonatan. O Rafael figou avisando que já estava chegando, e com ele chegou o Adilson e o Everton. Em seguida chegou a Simone e ficamos esperando dois amigos seu, o Alexandre e o Anderson.
Enquanto os dois não chegavam segui com o Gert para uma lanchonete no Orleans, dos Irmãos Orbrzut, onde tomamos nosso café da manhã: Pão com bolinho, muito gostoso.
Com a turma reunida seguimos pela 277 quando passava das 08:20h, o sol começou a mostrar que seria uma dia quente. A BR estava movimentada, a rodonorte está recapando a pista, e com isso interditaram uma faixa. O trânsito ficou bem lento em alguns trechos. Passamos pelo Museu do Mate e quando chegamos a Campo Largo parei para tirar meu casaco, pois estava muito quente já.
Passamos Campo Largo e começamos a subir a serra, muitos caminhões e muito calor nessa subida. O grupo estava bem espalhado, enquanto uns já estavam esperando no pedágio outros estavam no começo da subida. Pedalei um tempo junto com o Rafael, e ao terminar a subida entramos a esquerda pra ver o Cristo do Purunã. As obras no local estão avançando, já existe uma casa quase pronta e o mirante ao redor do Cristo já erguido. Tiramos algumas fotos ali e seguimos de volta para o pedágio. Durante o caminho o Rafael falou por telefone com o Everton, ele estava desistindo do pedal porque já estava cansado. Ainda no Cristo encontramos o Gert todo empolgado contando que pegou rabeira numa carreta que subia a serra a 13km/h, ele nos acompanhou na volta até o pedágio, onde encontramos o resto do pessoal.
Com o grupo reunido novamente seguimos agora por estrada de terra. A região é muito bonita, fizemos várias paradas pra tirar fotos. Passamos pela Fazenda Thália e pelo Aeroclube, até que começamos a descer a serra em direção a Balsa Nova.
Muito boa a descida, o povo se soltou, eu desci segurando bastante, volte e meia encontrava o pessoal parado esperando pra reunir o grupo. Depois de descer bastante, vieram algumas subidas, em uma delas não teve jeito, tive que empurrar alguns metros, muita inclinação, pedras soltas, fome e cansaço. Por duas vezes pegamos o caminho errado, na primeira tentativa errada demos de cara com uma porteira fehcada. E na segunda, entramos uma porteira aberta, só que com dois cachorros que não gostaram de nossa prsença. Como voltar pra tentar outro caminho estava longe, seguimos agora pela linha do trem mesmo. O pessoal colocou a bike no meio dos trilhos e seguiu pedalando pelas pedras, andamos quase 2km pelo trilho, mais pro final do trecho conseguimos pedalar por uma canaleta de concreto na lateral dos trilhos, foi mais facil pedalar por ali, só que a quantidade de mato atrapalhou um pouco. Cheguei em Balsa cheio de coceiras e com a bike cheia de mato. Por algum motivo que ainda nao descobri meu freio traseiro perdeu toda eficiencia depois de andar no mato, só voltou a funcionar direito quando cheguei em Curitiba.
Chegando em Balsa Nova paramos no coreto da praça central, alguns compraram o almoço numa lanchonete próxima. Comi um misto quente e um x-salada, muito gostoso. O pessoal comeu e já seguiu adiante. Ficaram na cidade eu, Jonatan e o Gert. Ficamos descansando pra volta, só de saber o quanto tinhamos que pedalar batia um desânimo e aumentava a preguiça.
Ficamos por mais uma hora parados descansando, chegamos +- 13:00h e saímos da cidade 14:20h. Passamos na rodoviária pra ver se tinha ônibus, mas estava tudo deserto e fechado. O jeito foi voltar no pedal mesmo, a estrada que liga Balsa Nova a Campo Largo e cheia de subidas e descidas. Vencemos uma após outra e chegamos no trevo que liga essa estrada até a 277. Podiamos ter seguido sentido centro de Campo Largo, mas não haveria acostamento, enquanto na 277 teriamos um largo acostamento.
Seguimos sentido 277 e já de cara pegamos uma longa subida. Ao fim dela paramos numa boa sombra pra descansar.
Quando saimos dessa sombra seguimos direto pra uma loja que vende salada de frutas na saída de Campo Largo, bem gelada e muito bem feita. Dali continuamos pela BR sentido Curitiba, faltavam agora pouco mais que 20km. Segui um pouco na frente, parei pra esperar em outra boa sombra perto da entrada do parque nosol, e depois na polícia rodoviária. Quando chegamos no Barigui nos separamos e cada um pegou seu caminho.
No final ainda passei em casa pra pegar a dona patroa quando era 18:30h e fomos na Bapka tomar sorvete. No total pedalei 142km em pouco mais de sete horas. A média ficou em 19.50 km/h.
Valeu a companhia do pessoal, foi um pedal muito bom.