22 de agosto de 2007

Ponte dos Arcos

Dia 30-06-07 fui com o Jonatan para a Ponte dos Arcos.
A ponte é um local de extrema beleza devida a sua arquitetura e visual. Está construída sobre o Rio dos Papagaios, um pouco antes do mesmo se juntar ao rio Iguaçu. Possui 585m de comprimento e 60m de altura.
Localiza-se nas divisas do Município de Balsa Nova e Porto Amazonas, no Final da Estrada do Tamanduá.
Saímos de Curitiba 06:00h e seguimos pela BR277 até Campo Largo com um frio de rachar. Havia neblina e vento contra, dificultando a visão e o rendimento da bicicleta, não conseguiamos passar de 20km/h por causa do frio, as mãos estavam cogelando, mesmo com luva. Mas conforme iamos subindo a serra de São Luiz do Purunã o tempo começou a melhorar, tanto que sobre o túnel furado podiamos ver o tamanho da camada de nuvens por onde passamos.
Fizemos uma parada no posto de atendimento do pedágio para tomar um café bem quente para reanimar e seguimos até a altura do portal de São Luiz, entramos a esquerda por uma estradinha de chão, estradinha que nos levaria direto até a ponte.
A região é muito bonita, enormes plantações e pastos. A estrada na maior parte do tempo desce. Foram 17km até a ponte. Paramos pra descansar e apreciar o visual do lugar, quando pensávamos em atravessar a ponte veio o primeiro trem, antes de chegar na ponte já haviamos escutado um outro trem passando. Atravessamos ela com muita pressa, a cada X metros tem um refúgio para "fugir" do trem caso ele apareça, mas em alguns refúgios a grade de proteção não existia e aonde existia estava toda retorcida, devido a alguma batida do trem com certeza. Tiramos poucas fotos em cima da ponte e logo que saimos dela passou o terceiro trem.
A partir dali o plano era caminhar alguns metros pelo trilho e pegar uma estradinha em uma bifurcação próxima. Chegamos na bifurcação e não encontramos a estrada, mas sim duas porteiras. Pensamos que não fosse ali a saída para a tal estradinha, puro engano, por causa disso tivemos que caminhar 4km pelos trilhos até a primeira saída. Desta vez não haviam 2 porteiras, mas 4. Como já estavamos cansados de empurrar a bicicleta pelos trilhos, entramos por ali mesmo, a nossa sorte foi um motoqueiro passando por ali e que nos deu informações por onde seguir.
Passamos por 2 porteiras, encontramos por acaso uma cachoeira muito bonita e chegamos em um haras muito bem cuidado. Agora estávamos muito perto de Porto Amazonas, depois do Haras, a estradinha foi beirando o Rio Iguaçu, várias quedas d'água e infelizmente espuma (poluição).
Chegamos em Porto Amazonas e fomos procurar a rodoviária e ver se tinha ônibus para Curitiba. Porto Amazonas é a típica cidade do interior, tudo muito calmo, simples, inclusive a mini-rodoviária. Chegamos nela e estava fechada, não havia qualquer informação sobre horários e acabamos pedindo informações com um pessoal do mercadinho do outro lado da rua. As opções que tinhamos não eram favoráveis e decidimos tocar até Palmeira.
Já saindo de Porto Amazonas enfrentamos uma super subida seguida de várias outras até chegarmos novamente na BR277, passamos por outro pedágio, e depois de várias subidas e descidas chegamos em Palmeira, maior que Porto Amazonas pelo menos umas 4 vezes. Passamos reto pela rodoviária e nem percebemos ela. Quando descobrimos onde ela estava corremos lá e garantimos a volta pra casa. Pegariamos o ônibus no final da tarde. Tinhamos ainda quase 02:00h pra conhecer a cidade e comer algo, e foi exatamente o que fizemos. Rodamos pelo pequeno centro e paramos em uma lanchonete. De longe foi o melhor pastel que já comi, aliás, 3 pastéis. Reabastecidos fomos para a praça central tirar algumas fotos e voltamos pra rodoviária.
O ônibus chegou, embarcamos as bicicletas e nos acomodamos em nossas poltronas. A viagem de volta foi tranquila, tivemos a presença de uma bela lua cheia no céu estrelado e por fim chegamos em Curitiba.
O total pedalado foi 115km em um dos roteiros mais legais que já fiz.